06 novembro 2011

Qualificação Profissional

           
As constantes mudanças no cenário econômico mundial obrigam as pessoas a se manterem atualizadas e preparadas para um mercado de trabalho altamente competitivo.
            Cada vez mais, pessoas e empresas buscam no aprendizado e na educação, um capital diferente, não mais um capital físico, mas sim, um capital intelectual.
            A educação vem sendo o fator principal de desenvolvimento nas organizações é comprovado que empresas que investem na capacitação profissional de seus empregados obtém vantagens econômicas com o aumento da produção.
            Pensadores da doutrina econômica atribuíam à riqueza das nações como sendo resultado da combinação de três fatores: Recursos naturais, capital físico como máquinas e equipamentos e mão-de-obra. Hoje, porém, o conhecimento foi agregado dos fatores de produção.
            O capital físico se deteriora, deprecia, ao passo que, o capital humano, não se perde e apesar de não ser facilmente mensurável, possui valor econômico.
            Cabe ressaltar que, nem sempre a educação por si só, é suficiente para que o indivíduo obtenha vantagem em relação aos demais, é necessário saber usufruir do conhecimento adquirido e utilizá-lo de maneira eficiente e produtiva.
            Uma vez que a educação é condição fundamental para o desenvolvimento dos países é importante que todos trabalhemos para o acesso igualitário de todos a este bem tão precioso.

Maristela Zanotto Campagnollo

Nenhum comentário:

Postar um comentário